Art gallery & shop in Lisbon

Arcadia OM x VL

 
 

Arcádia OM x VL

Arcádia é uma coleção-instalação que teve origem num diálogo entre a Oficina Marques e a Viúva Lamego, em parceria com o Spacegram Studio, Lisbon Design Week. 2025

Conhece a coleção aqui→

 

Arcádia, a terra de Pã e do mundo natural, na qual o poeta latino Vergílio se inspirou para escrever as suas 'Bucólicas', foi o ponto de partida para a criação da nova coleção de azulejos da Oficina Marques para a Viúva Lamego. Assumindo o mesmo nome deste território da mitologia grega, um ambiente idílico habitado por pastores que vivem em comunhão com a natureza, a coleção é um seguimento da colaboração entre a Oficina Marques, fundada por Gezo Marques e José Aparício Gonçalves, e a marca portuguesa, que se iniciou com a produção de dois painéis para a exposição que celebrou os 175 anos da Viúva Lamego, no Museu Nacional do Azulejo.

 
 

"A inspiração para a coleção foram os padrões que utilizamos nos nossos painéis de relevo com os seus símbolos botânicos e representações de plantas, que dão forma a um dos nossos cinco temas principais, o Mato.

 
 

"Com esta coleção temos o objetivo é levar a arte e a manualidade da Oficina Marques para uma escala arquitetónica, imbuindo o nosso universo noutros projetos de maior volume espacial e para outras dimensões da experiência humana"

 

A coleção Arcádia diferencia-se por ser pensada numa lógica de painel, composto por 12 azulejos diferentes com relevo, distribuídos em duas linhas e seis colunas. Este conjunto com uma dimensão total de 60x40cm (cada azulejo tem 10x20cm), repete-se de 12 em 12 azulejos, permitindo que seja aplicado em dezenas de variações, oferecendo ao utilizador a possibilidade de criar o seu painel exclusivo.

A Arcádia está disponível em duas opções cromáticas independentes, branco e verde. Tal como as obras da OM, para além da textura, a coleção apresenta um intricado jogo cromático, possível através de subtis variações de tonalidade nos vidrados - quatro tons de branco e seis de verde - transmitindo a linguagem da Oficina Marques para os azulejos.

Produzida com uma pasta de elevada durabilidade, a Arcádia pode ser aplicada numa grande variedade de projetos, interiores e exteriores, sendo altamente resistente a variações térmicas e a temperaturas negativas. Para completar a coleção existem dois azulejos extra, um liso para fazer acabamentos e outro com a assinatura das duas marcas.

Para a apresentação desta coleção na Lisbon Design Week, que decorreu entre 28 de Maio e 1 de Junho de 2025, a Oficina Marques abriu a sua galeria no Bairro Alto com uma instalação criada em colaboração com o atelier de arquitetura Spacegram.

Exibindo a versatilidade e dimensão escultural da Arcádia, a mostra transmite a dualidade cromática da coleção, na qual o verde representa a beleza da natureza e o branco um espaço de fuga à realidade, um templo dentro deste território mitológico selvagem.

Aprofundando a relação entre o bucólico e o idílico, a exposição explora a forma como o mundo natural tem sido representado e reinterpretado ao longo da história, dissolvendo a fronteira entre o real e o imaginário.

A poética da multiplicação e da ilusão ótica foi traduzida para o espaço expositivo, onde a textura dos azulejos cria uma experiência labiríntica. Tal como numa floresta densa, onde a vegetação oculta revela novos caminhos a cada passo, o espaço convida à exploração e ao desvendar de novas perspetivas, numa fuga imersiva para um universo mítico e intemporal, onde perder-se significa descobrir.

RELACIONADO | RELATED