Esta economia circular, preconizada pela Renault, foi o mote do desafio lançado ao duo de artistas da Oficina Marques, sedeada em Lisboa, para criarem uma peça totalmente original, recorrendo a materiais descartados provenientes de automóveis (como ferrosos, plásticos ou cablagens) recolhidos nas oficinas da Rede de concessionários. Uma segunda vida para estes materiais que ‘renascem’ através de uma peça de arte, a ser depois leiloada, e cujo valor final vai reverter para uma instituição apoiada pela Renault.
Os artistas da Oficina Marques estão a encetar uma jornada pelo país ao volante do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico, aproveitando a habitabilidade e a autonomia de até 625 km, na demanda por matérias-primas para o seu trabalho.
Tendo em conta este conceito, a Publicis – agência do Publicis Groupe Portugal – concebeu esta campanha criativa, onde a visão pioneira da Renault foi fundida com o poder expressivo da arte pelas mãos da Oficina Marques. A Publicis desenvolveu o conceito de forma a destacar o potencial do upcycling como um pilar da economia circular, ao mesmo tempo que mostra (uma vez mais) a preocupação da Renault com as causas ambientais e culturais.
Estas viagens e todo o processo de criação vão dar origem a uma série de quatro episódios, transmitidos nas plataformas online da Renault, que vão retratar esta simbiose única entre a arte e as práticas de upcycling nos automóveis da Renault.