Art gallery & shop in Lisbon
PMA_0469_V2.jpg

Cosmos

 
 

COSMOS

Oficina Marques & Renault Portugal, 2024 [link]

 

“Arte e upcycling: a nova vida de peças automóveis pelas mãos da Oficina Marques
A Renault desafiou a Oficina Marques — José Aparício Gonçalves e Gezo Marques — a criarem uma obra de arte a partir de materiais da indústria automóvel, com o propósito de lhes dar uma nova vida através do processo de upcycling. Isto é, a transformação de materiais que seriam descartados, reaproveitando-os para uma nova utilidade. Neste caso, de um carro para um painel.”

Líder em práticas de reutilização de materiais (upcycling) na indústria automóvel, a Renault desafiou os artistas do estúdio multidisciplinar de arte e design, Oficina Marques, a criarem uma peça original, construída com materiais recolhidos nas oficinas da Rede de Concessionários da marca. O Scenic E-Tech 100% elétrico, que tem 90% de materiais recicláveis, vai ser o modelo utilizado durante o processo criativo e a peça de arte final será leiloada, com o valor a reverter para uma instituição apoiada pela Renault.
 
 

Esta economia circular, preconizada pela Renault, foi o mote do desafio lançado ao duo de artistas da Oficina Marques, sedeada em Lisboa, para criarem uma peça totalmente original, recorrendo a materiais descartados provenientes de automóveis (como ferrosos, plásticos ou cablagens) recolhidos nas oficinas da Rede de concessionários. Uma segunda vida para estes materiais que ‘renascem’ através de uma peça de arte, a ser depois leiloada, e cujo valor final vai reverter para uma instituição apoiada pela Renault.

Os artistas da Oficina Marques estão a encetar uma jornada pelo país ao volante do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico, aproveitando a habitabilidade e a autonomia de até 625 km, na demanda por matérias-primas para o seu trabalho.

Tendo em conta este conceito, a Publicis – agência do Publicis Groupe Portugal – concebeu esta campanha criativa, onde a visão pioneira da Renault foi fundida com o poder expressivo da arte pelas mãos da Oficina Marques. A Publicis desenvolveu o conceito de forma a destacar o potencial do upcycling como um pilar da economia circular, ao mesmo tempo que mostra (uma vez mais) a preocupação da Renault com as causas ambientais e culturais. 

Estas viagens e todo o processo de criação vão dar origem a uma série de quatro episódios, transmitidos nas plataformas online da Renault, que vão retratar esta simbiose única entre a arte e as práticas de upcycling nos automóveis da Renault.

 
 

“Durante o upcycling, não se esquece o que era antes aquele material. O objectivo é dar-lhe uma nova vida, com a vida e as histórias que já tinham.
As coisas podem ter uma vida para além daquela que estão destinadas, mesmo quando morrem ou perdem o seu sentido. No fundo, o nosso trabalho, mais do que fazer painéis, esculturas, cerâmica, ou madeira, seja o que for, é esta celebração da vida, mesmo havendo cicatrizes.”

"Uma visão mais poética do futuro, inspirada no Renault Scenic E-Tech Elétrico, onde observamos a circularidade e sinergia do motor como uma metáfora para a circularidade do Universo. As formas e conexões agora representam constelações e todas as peças e formações orgânicas fazem parte do Universo."

 

RELACIONADO | RELATED